-
Arquitetos: Arkosis
- Área: 146 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Roberto D´Ambrosio
-
Fabricantes: Concrepal, Nalakalu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Solicita-se a construção de duas casas iguais, uma sobre a outra, como o primeiro de dois projetos nos dois únicos terrenos vazios da região, pertencentes a dois irmãos. Em vez disso, propõe-se uma solução em “duplex” para preservar a relação com a rua que todas as casas unifamiliares do bairro têm. Dessa forma, o terreno de 10 m de largura é dividido em 2, resultando em pavimentos estreitos e profundos com amplos espaços abertos para a frente e para os fundos; isso permite a combinação ideal de contato com o solo e gerenciamento de privacidade nos níveis superiores.
A edificação é austera em seus gestos, proporções, materiais e técnica para manter a proporcionalidade em relação ao terreno e aos preços de aluguel na região. Sua execução ocorreu durante a crise global da cadeia de suprimentos, por isso, foram utilizados materiais que estavam disponíveis nos armazéns locais. A construção é predominantemente monolítica, incluindo seus componentes secundários, como escadas e armários de cozinha, para lidar com o uso intenso e a mudança de inquilinos, exigindo baixa manutenção; No entanto, isso não impede que outros acabamentos como tetos, pisos ou bancadas sejam adicionados no futuro para mantê-los atualizados, respondendo aos interesses dos inquilinos ao longo do tempo.
A profundidade e os componentes da fachada frontal respondem à sua orientação sudeste, para proporcionar proteção contra o sol e a chuva, bem como privacidade e segurança. Os compartimentos laterais oferecem inércia térmica para manter a temperatura do ar adequada ao longo do dia. Pretende-se que a leitura do volume seja unitária apesar de ser constituída por duas metades estritamente simétricas e que dialogue com o entorno quando projeto adjacente estiver concluído, o qual também será composto por duas partes. O objetivo é que a arquitetura seja percebida entre certas dualidades: silenciosa e expressiva, familiar e diferente, como duas em uma.